O processo seletivo de embaixadoras do Programa Mães do Brasil está com inscrições abertas até 28 de junho. Para participar, as interessadas precisam ter experiência em atividades de proteção integral da mulher no exercício da maternidade, desde o momento da concepção até o cuidado com os filhos. O edital é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
As inscrições deverão ser realizadas por e-mail de solicitação ao [email protected], com o assunto “1ª Edição da Certificação Embaixador(a) Mães do Brasil”. As voluntárias selecionadas irão colaborar com a promoção e fortalecimento do programa, por meio da realização de projetos e desenvolvimento de ações.
Os critérios do processo seletivo incluem:
- o trabalho em defesa do nascituro de forma irrestrito;
- o apoio relacional à gestante e à mãe por meio do acompanhamento de redes voluntárias;
- ações em atenção aos desafios específicos da mãe adotiva, da mãe ou do filho com deficiência, com doenças raras ou crônicas, da mãe de criança prematura e das mães em situação de vulnerabilidade, risco e realidades socioculturais distintas; e
- atuação em espaços que proporcionem o fortalecimento do vínculo materno-filial, a amamentação, a coleta e o armazenamento do leite materno para fins de consumo ou doação.
Titular da SNPM, a secretária Ana Muñoz dos Reis ressalta que a defesa da liberdade e da vida desde a concepção são os direitos mais fundamentais do ser humano. “O Programa Mães do Brasil é uma política pública que ampara a família e as mulheres no exercício digno e integral da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos, garantindo os direitos da criança nascida e por nascer”, afirma.
O serviço voluntário das selecionadas será prestado pelo período mínimo de um ano e máximo de dois, podendo ser ajustada periodicidade diversa se as características do serviço justificarem.
Mães do Brasil
Instituído pelo Decreto nº 10.987/22, o Programa Mães do Brasil é uma estratégia destinada à proteção integral da dignidade das mulheres. Entre os objetivos, consta estimular a integração de políticas públicas e fomentar ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável.
Também integram as finalidades, o reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum, a fim de amparar as mulheres no exercício integral da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos; e o fomento à inserção e reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.
Para dúvidas e mais informações: