O início do funcionamento do projeto Braskem recicla, que instalou uma estrutura geodésica no Salvador Shopping, chamou a atenção de quem passava pelo local nesta sexta-feira, 3. Alunos da Escola Municipal Oito de Maio, de Periperi, e consumidores do empreendimento aproveitaram a experiência interativa, que acontece durante a Semana do Meio Ambiente, para aprender sobre hábitos sustentáveis, como pós-consumo responsável, descarte correto de resíduos e reciclagem.
Os estudantes participaram da cerimônia de abertura do equipamento, que também contou com a presença da secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Novaes, da gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, da sócia da startup SOLOS, Saville Alves, do presidente da cooperativa Cooperguary, Edmundo Góes e do nutricionista e produtor de conteúdo Daniel Cady, que apoia esta edição do projeto.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, reforçou o caráter educativo da ação. “Por meio de atividades lúdicas e interativas, queremos provocar uma reflexão no público sobre suas atitudes, mostrando que com mudanças simples e práticas conseguimos contribuir com o planeta”, pontuou.
Durante o evento, o tabuleiro humano com perguntas sobre reciclagem chamou a atenção da garotada, que também visitou a exposição “Meu lixo vai para onde eu levar” e aprendeu sobre economia circular. O público ainda teve a oportunidade de entregar resíduos recicláveis. A expectativa é que até o dia 12 de junho, quando encerra a ação, sejam arrecadadas 17 toneladas de materiais recicláveis, que serão entregues para as cooperativas de reciclagem Cooperguary e CAEC, gerando uma renda de R$ 10 mil para os catadores de recicláveis. “O projeto cumpre esse importante de papel de inclusão social e fomento a renda das cooperativas de reciclagem, que são atores cruciais da cadeia da economia circular”, pondera Saville Alves, sócia da SOLOS.
Essa é a quarta edição do Braskem recicla em Salvador, que também já foi realizado em outras cidades no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital baiana, a iniciativa já impactou 8,5 mil pessoas, arrecadando 30,1 toneladas de resíduos e gerando uma renda de mais de R$ 60 mil.
Instalado no L1 do Salvador Shopping, na entrada de acesso ao metrô, por onde passam mais de 15 mil pessoas por dia, essa edição busca ampliar a reflexão sobre pós-consumo e coleta seletiva durante a Semana do Meio Ambiente. A ação conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que fornece caminhões para apoiar a coleta de materiais recicláveis em várias zonas da cidade.
| SERVIÇO |
Braskem recicla
Quando: de 3 a 12 de junho
Onde: Salvador Shopping, no L1, na entrada do acesso ao metrô
O que: plataforma criativa que proporciona uma experiência sustentável com visita a exposição sobre pós-consumo, jogo sobre reciclagem, orientação sobre descarte correto e consumo consciente e entrega voluntária de resíduos
Entrada: gratuita