Como parte das ações, foi promovido um mutirão para o atendimento às escolas e aos estudantes. Através dos telefones: (71) 3115-1358 / 9003 / 3031 / 0183, é possível tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao Mais Estudo durante todo o período de inscrição. O programa ofertado pelo governo do Estado, por meio da SEC, oferece uma bolsa de R$ 100, por mês, durante os seis meses de vigência do programa, para os estudantes monitores. São 52 mil vagas disponíveis para os alunos que queiram atuar na monitoria em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica, no turno oposto aos quais estão matriculados. Para este ano, foram destinados recursos próprios do Estado da ordem de R$ 31,2 milhões para o Mais Estudo.
Para estarem aptos a participar do programa, os estudantes interessados precisam seguir alguns critérios: estarem matriculados no ano de 2022; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria, com média igual ou superior a oito, no ano anterior. Para mais informações, acesso o edital no endereço: https://bit.ly/3w3IUaK.
Novos monitores – No Colégio Estadual David Mendes Pereira, em Salvador, os estudantes já estão sendo selecionados. Este é o caso de Alisson Lopes, 16, 2º ano do Ensino Médio. “É a primeira vez que participo do programa e estou ansioso para começar a atuar como monitor de Matemática. Esta é uma experiência que levarei para a vida, pois vou ajudar os meus colegas e, também, desenvolver os meus conhecimentos”, afirmou.
As estudantes Beatriz de Jesus, 16, e Grazielle Ferreira, 18, ambas do 2º ano, já estão na expectativa para o início da monitoria. “Fui selecionada como monitora de Matemática e vai ser uma forma de aprender mais ensinando os meus colegas”, disse, Beatriz. Já Grazielle vai atuar como monitora de Língua Portuguesa. “Participar do programa vai aprimorar ainda mais os meus conhecimentos. Estou animada em ajudar os alunos que têm dificuldades nessa disciplina”, comentou.
No município de Barra, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, o número de candidatos interessados na atuação como monitores superou as expectativas. A estudante Letícia Beatriz Silva, 16, do curso técnico de nível médio em Agropecuária, também foi selecionada. “Estou muito feliz em poder ajudar os demais estudantes, pois este programa é muito interessante. Optei em ser monitora de Língua Portuguesa, que é uma disciplina que gosto muito”, comemorou.