Como parte das ações de conscientização do Maio Laranja, mês em que se reitera a necessidade do combate ao abuso e à exploração sexual de menores no Brasil, a startup baiana Beyond Digital Sports (BDS) e a Prefeitura de Salvador realizarão nesta segunda-feira (16), a partir das 19h, uma live para discutir medidas efetivas de prevenção ao problema no mundo dos jogos digitais. O debate será transmitido nos canais da BDS no YouTube (@bdsgames) e Instagram (@bdsgg).
Participam da ação o fundador da startup, Lukas LKZ Walter; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; e a cosplayer Gio August, uma das influenciadoras da BDS e protagonista dos VTs da campanha veiculados pela startup em suas redes sociais.
A live debaterá questões como a sexualização de personagens em games; a invasão de jogos infantis por pedófilos; ferramentas gamificadas para orientação de menores; mulheres que se disfarçam em personagens masculinos para evitar o assédio; homens que criam personagens femininas para a prática do assédio. Na ocasião, os cidadãos serão convocados, caso presenciem qualquer ato de violência, abuso ou exploração infantil dentro, ou fora da internet, a denunciar o crime ao Disque 100 – Direitos Humanos.
Os conteúdos programados para as redes da BDS fazem alerta sobre a vulnerabilidade de gamers e cosplayers, e o prejuízo às vezes irreversível à saúde mental. Também será feito um questionário on-line para levantar dados sobre gamers que sofrem abusos. Um dos posts explicará o termo “grooming” para mostrar como adultos podem aliciar e manipular menores na internet.