Coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a atividade foi realizada para 80 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, acolhidos no Lar Pérola de Cristo, em Paripe. Um profissional de natação realizou uma análise da aptidão entre os atletas, antes de caírem na piscina.
Para garantir a animação do público, a Banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM), se apresentou no local. Durante o evento, houve ainda uma apresentação dos alunos da Arena Aquática e de grupos de ginástica rítmica, com mostras de treinamentos diários. Ao final do Festival de Natação, todos os participantes foram premiados com medalhas.
Presente no evento, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que o esporte é uma importante ferramenta de inserção social e, também, de conscientização junto à população. “O trabalho do Maio Laranja é muito importante na luta contra todas as formas de abuso e exploração sexual contra crianças. Esse evento mostra que o esporte é uma forma de transformar vidas. Eu tenho muito amor por essas crianças do Lar Pérola de Cristo, e tenho certeza que esse dia será sempre lembrado por elas de forma especial”.