A partir desta quinta-feira (12) até sábado (14), será realizada a Maratona Hack@Schools na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, em Capelinha de São Caetano. A ação, com início às 8h30, é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Space Terra, hub de conexão de projetos de impacto, e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), com apoio do Consulado EUA Rio.
Direcionado a estudantes do Fundamental II, o objetivo do evento é fomentar o interesse e aprendizado em temas como Ciências, Inovação e Tecnologia; Meio ambiente e Sustentabilidade; Aeroespacial e Empreendedorismo, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades nos jovens para resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Uma trilha educativa, chamada “Space Terra Talks”, composta de 17 conteúdos disponibilizados pelo YouTube ou Facebook, serviram de base para contextualizar os alunos.
Durante a Maratona Hack@Schools, os alunos participantes serão divididos em 25 equipes com quatro alunos cada, sendo necessário haver dois meninos e duas meninas nas equipes. Estes receberão a orientação de um professor para apresentar uma solução criativa e inovadora dentro de dois desafios a serem escolhidos, denominados Desafio da Terra ou Desafio Space.
No primeiro dia, ocorrerá formação das equipes e treinamento com todas as informações para os participantes. No segundo dia, as equipes irão trabalhar no desenvolvimento dos projetos, que serão finalizados e apresentados no último dia. Para avaliar as atividades, será montada uma banca de jurados que fará a pontuação e decidirá pelas equipes vencedoras, sendo consideradas três equipes como ganhadoras, independente do desafio escolhido.
As equipes vencedoras irão participar nos dias 1º e 2 de outubro do hackathon internacional “Nasa Space Apps Salvador”, que, na sua 5ª edição na cidade, vai reunir pessoas envolvidas com a inovação e criatividade para apresentar os desafios encontrados propostos pela Nasa. As equipes do Hack@Schools vão concorrer com demais equipes do “Nasa Space Apps Salvador”, podendo chegar à etapa mundial.
Foto: Bruno Concha/Secom