A Saúde Integrativa, conceito que considera o bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual dos pacientes, será um dos temas em destaque no Congresso Internacional de Felicidade 2022, principal evento de bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento da América Latina. Após um período em que o mundo enfrentou severas restrições e grandes desafios por conta da pandemia, o Congresso terá sua quinta edição em formato presencial, reunindo em novembro em Curitiba palestrantes que abordarão o tema da felicidade sob quatro aspectos: científico, espiritual, artístico e filosófico.
Esta quinta edição terá em sua programação painéis com vários especialistas debatendo um tema único. Um deles será justamente “Saúde Integrativa”, com a participação de médicos em bem-estar, manejo do estresse e saúde populacional.
Estarão presentes Henrique Rego, professor e médico especialista em Saúde Integrativa e Bem Estar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Eistein; Regina Chamon, médica certificada em Manejo do Estresse e Treino da Resiliência pela Harvard Medical School e colunista da revista Boa Forma; Denise Tiemi Noguchi Maki, médica da Saúde Populacional do Hospital Israelita Albert Einstein.
ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS – O Congresso acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, e as inscrições já estão abertas no site do evento (www.congressodefelicidade.
Um dos palestrantes estrangeiros confirmados é Thakur S. Powdyel, ex-ministro da Educação do Butão, país considerado como “o mais feliz do mundo”. Ele falará sobre o índice FIB (Felicidade Interna Bruta) e a visão do desenvolvimento sustentável do país.
O índice FIB é um conjunto de indicadores criado no Butão em 1972 como uma alternativa ao conhecido Produto Interno Bruto (PIB), para medir qual era a felicidade o bem-estar da população local. A proposta era que a economia não fosse constituída apenas por produtividade e consumo: o objetivo era também levar à população valores espirituais do budismo, psicológicos e culturais.
Já entre os nomes nacionais de destaque estão o mestre espiritual Sri Prem Baba, a Monja Coen, o escritor Clóvis de Barros, a médica Ana Claudia Arantes, a filósofa Lucia Helena Galvão, a psicóloga Carla Furtado e o doutor em Filosofia Jorge Trevisol – além do próprio idealizador do Congresso, Gustavo Arns.
“A pandemia representou um grande desafio imposto a toda a humanidade, e debater a felicidade e o bem-estar nunca foi tão importante. O maior evento de felicidade e autoconhecimento da América Latina certamente ajudará os participantes a enxergar novos caminhos para suas vidas”, diz Arns.
____
S E R V I Ç O
V Congresso Internacional de Felicidade
• 5 e 6 de novembro de 2022
• Centro de Eventos Positivo – Parque Barigui, Curitiba
• Informações e inscrições pelo site www.congressodefelicidade.com.