A Covid-19 não saiu do foco dos especialistas, mas com a queda nos casos da doença, outra enfermidade que precisa de um pouco mais de atenção é a gripe. De acordo com informações da Sesab, o aumento de casos de gripe por influenza é esperado por causa do período epidemiológico da doença, que ocorre no inverno.
Em entrevista ao site BN, Ramon Saavedra, técnico da Vigilância Epidemiológica do Estado, reforçou a importância da vacinação diante desse período de aumento de casos de influenza, que já foi observado pelo monitoramento do comportamento do vírus ao longo dos anos.
Conforme dados da Sesab, a princípio a campanha de vacinação ocorre de 4 de abril a 3 de junho, sendo o Dia D em 30 abril.
De acordo com o técnico de vigilância epidemiológica, no ano de 2021 houveram casos de síndrome gripal e de síndrome respiratória aguda grave, aquela que necessita de internação por causa de desconforto respiratório, que já haviam demonstrado um aumento devido ao coronavírus, que é um vírus que pode causar a doença. Além disso, no início da primeira quinzena de novembro do ano passado, foram confirmados casos de Influenza A pelo vírus H3N2 na Bahia, em um período que, segundo Ramon, é extremamente atípico de ter aumento de casos desse vírus, e que perdurou até o início de 2022. Porém, depois houve uma queda natural.
Diante desse momento atípico de casos da doença, o especialista relatou que a grande preocupação da Sesab foi alertar ao sistema de saúde para que mostrasse os casos e que suspeitasse oportunamente. “É dessa suspeita que é feita a notificação e nós conseguimos consolidar os dados, as informações, e de fato ter uma ideia do panorama da situação no estado”.