O Partido Verde de São Paulo formalizou, nesta quarta-feira (13), a indicação do vereador Roberto Tripoli para ser candidato a vice-governador na chapa de Fernando Haddad (PT). Em março, PT, PC do B e PV formaram uma federação partidária, que prevê a união dos partidos por quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal.
A escolha do nome de Roberto Tripoli é uma forma de reforçar ainda mais importantes pautas no projeto para o governo estadual, como desenvolvimento sustentável e defesa animal. Com extensa experiência política, o ambientalista está no oitavo mandato como vereador na capital paulista.
Roberto Tripoli é um dos fundadores do Partido Verde brasileiro e, em 2012, foi o vereador mais votado do país, com 132.313 votos. Em 2014, foi eleito deputado estadual com 232.467 votos e exerceu o mandato de 2015 a 2019. É presidente do Diretório Municipal do PV na Capital e voltou à Câmara Municipal em 2020.
Como vereador de São Paulo, tem uma história de lutas por uma cidade mais humana e ambientalmente sustentável para as pessoas e todas as outras formas de vida. Entre leis e políticas públicas conquistadas por Roberto Tripoli na maior cidade dos pais, estão o controle da poluição sonora (PSIU); Lei Cidade Limpa; hospitais veterinários públicos e gratuitos para cães e gatos; centro de manejo com atendimento especializado e hospital para animais silvestres nativos; proibição de carroças e charretes turísticas com tração animal, entre outras iniciativas pioneiras. O ambientalista também levou o programa mundial Segunda Sem Carne para escolas públicas municipais e estaduais, creches e até presídios.