Transporte e transferência de presos das delegacias para as unidades prisionais, reforço da segurança nos presídios e outras ações estratégicas que envolvem os sistemas de segurança pública e prisional foram discutidas na tarde desta quarta-feira (13), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
Os secretários da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e de Administração Prisional e Ressocialização, José Antônio Maia Gonçalves, entre outras autoridades, apresentaram o panorama das duas áreas. Dados das ações policiais no sistema prisional apontam que, só este ano, 538 aparelhos celulares foram apreendidos nas unidades subordinadas à Seap e entorno, no estado, além de 190 facas e mais de 16 quilos de drogas.
“Nós contamos com o apoio da Seap no combate à entrada deste tipo de material e na manutenção e reforço da revistas. É clara a existência da relação direta entre a comunicação dos criminosos com o mundo externo com a execução de crimes”, afirmou o titular da SSP, ao relacionar dados apresentados pela Superintendência de Inteligência da pasta.
Outro ponto apresentado, desta vez pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, tratou sobre a disponibilidade de vagas no sistema prisional para a recepção de presos que estão detidos nas delegacias, bem como o transporte de detentos.
Também participaram do encontro o subsecretário da SSP, Hélio Jorge paixão, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, os superintendentes de Inteligência, Ivo Tourinho, e de Gestão Integrada da Ação Policial, André Barreto.