A declaração nesta segunda-feira (07/03) do senador Jaques Wagner (PT) sobre Rui Costa (PT) cumprir o mandato de governador até 31 de dezembro e portanto, o vice-governador João Leão (PP) não ocupar o principal cargo do Executivo estadual por nove meses incendiou os bastidores na política.
A decisão de Wagner e do PT irritou a cúpula do PP, pois havia um acordo, segundo pepistas. Com isso, é provável que Cacá Leão (PP) ou até mesmo o seu pai, seja senador na chapa liderada pelo pré-candidato ao governo ACM Neto.
Conforme uma fonte do Informe Baiano, diálogos avançaram e uma decisão nesse sentido não será nenhuma surpresa, já que Cacá tem excelente relação com Neto. Em junho de 2021, em tom de brincadeira, o deputado federal Arthur Maia (União) havia cantado a pedra.
Se a articulação ser concretizada, Félix Mendonça Júnior (PDT) e Marcelo Nilo (sem partido) passam a ser os favoritos para ocupar a vaga de vice-governador. Mas há ainda outros fortes nomes, a exemplo de João Gualberto (PSDB), Márcio Marinho (Republicanos), Zé Ronaldo (União), Kátia Oliveira (MDB), Marisete Bastos (União) e Jusmari Oliveira (PSD).