Uma jaguatirica foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (28) em Carinhanha, na região do Médio São Francisco. O animal foi encontrado nas imediações da Baixa do Abacaxi, na BR-030, trecho Carinhanha, trevo de Zizinha.
O animal foi encontrado pelo radialista Duaci Santos,enquanto retornava de um sítio. Duaci acredita que o animal pode ter sido atropelado por um carro no momento em que tentava atravessar a rodovia.
Conforme Duaci Santos, ele seguia peã rodovia quando viu o animal caído na via. “O animal foi atropelado por algum carro, é um animal enorme”, disse Duaci.
Jaguatirica em Extinção
A jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80, dependendo da localização, a espécie está nas categorias “pouco preocupante”, “vulnerável” e “criticamente em perigo” segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).
A jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis) ou ocelote é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Leopardus. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica.
(Folha de Vale)