Até o momento não se tem notícias sobre a data de início das obras da ponte Salvador-Itaparica. Segundo o portal Bahia Econômica, já houve contato de executivos da Concessionária com fornecedores baianos, a exemplo das pedreiras que existem na capital e que serão fundamentais no fornecimento de pedras para a fundação da obra.
Quando do início da construção será deslocado para a Bahia de Todos os Santos, vindo diretamente da China, um navio concreteiro que ficará estacionado ao longo da extensão da ponte, de modo a despejar concreto à medida que as fundações forem sendo realizadas. Os operários responsáveis ficam morando no navio.
O consórcio responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica já solicitou à Prefeitura de Salvador autorização para iniciar as obras. O pedido, protocolado no último dia 16 de dezembro, é o primeiro registro documental da travessia junto à prefeitura da capital baiana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que solicitou novos documentos.