Um dos municípios fortemente atingidos pelas chuvas, Itabuna, na região sul da Bahia, recebeu hoje (30), a visita do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins. O gestor esteve no Centro de Crise do Município, onde foi recebido pelo prefeito Augusto Castro e pela secretária municipal Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Simas.
“Estamos enfrentando uma situação grave e dramática. A Bahia tem 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados em todo o estado. Então, agir rápido é primordial. Temos uma equipe técnica da SJDHDS de plantão aqui desde segunda-feira, auxiliando o município no que se refere a cadastramento e identificação das famílias, repasse de recursos emergências e em tudo mais que for necessário”, ressaltou o secretário.
Martins ainda visitou o espaço onde estão os donativos já recebidos pela prefeitura. “Toda essa tragédia está nos mostrando a grandiosidade do povo baiano e brasileiro, que rapidamente se mobilizou para enviar alimentos, roupas, água, remédios e tantos outros donativos”, afirmou.
No encontro, o secretário ainda falou sobre estudo do Governo da Bahia a respeito do auxílio financeiro às famílias afetadas pela chuva.
“Esse é o maior desastre natural da nossa história, uma tragédia de grandes proporções. Mas o Governo está empenhado em atender todas as famílias que precisam e governador Rui Costa já anunciou que elas terão um auxílio para compra de eletrodomésticos, roupas, colchões. As nossas equipes estão em plantão e só vão parar quando todas as pessoas forem acolhidas e beneficiadas. É momento de reconstrução e reestruturação de vidas”, disse o secretário.