Salvador está em alesta máximo diante o forte temporal que castiga os bairros ao longo deste dia de Natal. Na noite deste sábado (25), o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sóstenes Macêdo, informou a mudança de status da capital baiana para nível de alerta máximo.
Segundo ele, a decisão se deu devido ao acumulado de chuva acima 150mm em apenas 72h e previsão chuva forte a muito forte para os próximos dias.
Salvador registrou dois desabamentos – um deles parcial – até as 17h. No total, foram registradas 37 solicitações: 10 alagamentos de imóveis, três ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro e sete ameaças de deslizamento, entre outras ocorrências.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a chuva deve permanceder ao longo do domingo (28), com temperaturas variando entre 23°C (mínima) e 28°C (máxima). “Não se descarta a possibilidade de eventos significativos”, alerta o órgão.
Na segunda-feira (27), a previsão é de céu nublado a parcialmente com chuvas fracas a moderadas. As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 30°C (máxima).
Segundo o Cemadec, a possibilidade é que chova em Salvador 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022 estação que se iniciou na terça-feira (21) e se estende o dia 20/03/2022.
O meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, informa que a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.