Cresceu 569% em dezembro a venda de medicamentos relacionados ao tratamento da gripe, nas farmácias do Rio de Janeiro. O dado é um recorte realizado pelo Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil, e reflete o cenário da evolução da variante H3N2, que a Secretaria de Estado da Saúde já classifica como epidemia. A comparação foi feita entre os dias 5 a 17 de dezembro e o mesmo período nos dois meses anteriores. Outro dado que chama a atenção no levantamento realizado pelo Consulta Remédios é o crescimento de 170% no número de usuários que visitaram páginas de produtos utilizados para o tratamento da gripe.
“Percebemos que as buscas por remédios relacionados aos sintomas da gripe tiveram uma disparada a partir do dia 5 de dezembro. Fizemos uma análise das vendas desses medicamentos no período, no Rio de Janeiro, e descobrimos esse pico. Completamente anormal e fora de época, como os casos da doença no estado”, diz a farmacêutica Francielle Mathias, do Consulta Remédios.
Os dados apurados pelo site são reflexo da explosão de casos de influenza que levam a uma epidemia causada pela presença da variante no estado fluminense. Na terça-feira (14) a Secretaria de Estado de Saúde informou um crescimento de 239% na média móvel de atendimentos para casos de síndrome gripal nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual na comparação com os últimos 14 dias.
Outros cinco estados já notificaram casos pela variante Darwin
Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Rondônia e São Paulo já registram aumento no número de casos de gripe, especialmente pela variante Darwin (H3N2). Até a manhã de quinta-feira (16), foram registrados 174 casos de síndrome gripal para Influenza A H3N2 na Bahia. No Amazonas, dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde mostram a evolução no número de casos de H3N2 de novembro (140) para os primeiros 15 dias de dezembro (325).
Francielle explica que a tendência deve ser de crescimento nas buscas por antigripais também em outras regiões do país. “Acreditamos que em breve poderemos perceber picos de crescimento em outros estados. Esse aumento provavelmente será de quem apresenta sintomas, claro, mas não podemos desconsiderar que as pessoas possam buscar preventivamente informações sobre medicamentos, antes de contrair a doença.”
Sobre o Consulta Remédios
Nascido em 2000, o Consulta Remédios é o marketplace mais utilizado por pacientes, profissionais da saúde e drogarias quando o assunto é medicamento, saúde e beleza, além de ser o maior do Brasil e quarto do mundo. São mais de um milhão de usuários por dia, buscando informações de credibilidade e o medicamento certo pelo preço justo. A plataforma conecta fornecedores e usuários e possibilita a buscar informações e comparar preços e, dessa forma, economizar em medicamentos e itens de perfumaria. Além disso, mantém o Minuto Saudável, referência em conteúdos de saúde e bem-estar, e o Bleeza que é um site que dá resenhas completas de produtos de beleza, com todas as informações que o consumidor precisa para uma compra consciente.
Formado por profissionais da área da saúde, programação, marketing, vendas, atendimento e suporte, o Consulta Remédios trabalha para revolucionar o cenário da saúde on-line.