Neste sábado (04), a Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas feminina se tornou Campeã Sul-Americana em um jogo contra a Seleção da Argentina, um dia após ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Além de sair invicta, a turma brasileira de basquete em cadeira de rodas venceu a partida final por 61 a 33, mantendo a invencibilidade no campeonato.
O Brasil, que a todo momento dominou o jogo, teve como destaque no campeonato a atleta Lia Martins, que marcou 98 pontos ao longo de todo o torneio, além de fazer parte das selecionadas como melhores jogadoras da competição, juntamente com a também brasileira, Denise Eusébio.
Para o técnico da Seleção, Rogério Pinheiro, que também atua como Guarda Civil Municipal, lotado no Grupamento de Operações com Cães do órgão (GOC), a equipe Brasileira tem uma boa base de treinamento em seus clubes, o que contribui para o trabalho da equipe técnica. “Trabalhamos com um média de 25 a 30 jogadoras, para no final escolhermos as 12 que estarão na linha de frente. As atividades com seus respectivos técnicos, que cada jogadora desenvolve em seus clubes, tem colaborado muito para um nível bastante elevado, o que nos possibilita uma equipe muito bem preparada”, frisou Rogério, que foi convocado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas em julho deste ano, ao explicar sobre o tempo que tem destinado para o treinamento das jogadoras ter apoio da Guarda Civil Municipal.
“Ficamos felizes em poder contribuir para que o GCM Rogério, que possui bastante conhecimento técnico na área de Basquetebol em cadeiras de rodas, possa estar representando a nossa Seleção Brasileira perante o mundo”, disse o Inspetor Geral da Guarda Civil de Salvador, Marcelo Silva.
Agora, a seleção se prepara para disputar a Copa América, competição que classifica três seleções para o mundial em Dubai, novembro de 2022.