Totalmente de graça, orquestras, bandas e coral têm como palco a Praça da Revolução – As Orquestras dos maestros Sergio Benutti e Fred Dantas, esta com a participação especial da jovem cantora Manu Dourado, as Banda de Música da Guarda Civil Municipal e Maestro Wanderley e o Coral Ecumênico da Bahia abrem o primeiro final de semana de programação do “Natal Orquestrado”, iniciativa inédita da Prefeitura de Salvador, e que faz parte da programação do Natal Salvador 2021 Luz. Os concertos continuarão durante o mês de dezembro e acontecerão nos dias 3 e 4 em Periperi (Praça da Revolução), 9 e 10 no Rio Vermelho (Largo da Mariquita), 11 e 12 no Centro Histórico (Largo do Cruzeiro do São Francisco), 18 e 19 no Bonfim (Largo da Colina Sagrada) e 21 e 22 na Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães).
Neste final de semana, na sexta-feira, dia 3/12, a partir das 17h30, a Banda de Música da Guarda Civil Municipal fará a abertura do projeto. Às 18h30 o Coral Ecumênico da Bahia começa sua apresentação. Sob a regência do maestro Jean Prado, o grupo apresentará clássicos natalinos como “Noite Feliz”, “Surgem Anjos” e “Adeste Fideles”, além de canções da música popular brasileira, como “Girassol” e “Encontros e Despedidas”. O concerto terá como solista o tenor Gustavo Seróes e no teclado, Pedro Vieira, professor de música e maestro assistente do CEB.
Às 19h30 sobe ao palco a Orquestra Sérgio Benutti, que irá executar uma seleção de músicas natalinas e um repertório tradicional das grandes orquestras, que era executado nos bailes e shows das big bands da década de 40 do Século XX, prometendo alegria e ritmos dançantes para o público.
No sábado, dia 4, a partir das 17h30, a Praça da Revolução recebe a Banda de Música Maestro Wanderley. A partir das 18h30 o Coral Ecumênico da Bahia volta a se apresentar e às 19h30, a Orquestra Fred Dantas sobe ao palco interpretando uma seleção de músicas de diversos países que trazem como tema o Natal, a bondade e a esperança. A orquestra irá tocar as músicas mais consagradas dessa época, mas também um pouco da musicalidade que a Bahia projetou internacionalmente.
Neste dia a jovem cantora Manu Dourado, de 13 anos, fará uma participação especial. Aluna do Instituto dos Cegos da Bahia, Manu canta desde os seis anos de idade. Apaixonada pela MPB, ela também tem um repertório cheio de canções dos Beatles. “Acredito muito que a música traz felicidade e através dela desejo um Natal e Ano Novo de muita esperança”, declara a jovem artista.
Sobre as orquestras:
Orquestra Fred Dantas – criada em 1986 pelo maestro, trombonista e pesquisador Frederico Meireles Dantas, merecedor das medalhas Thomé de Souza (Câmara Municipal) e 2 de julho (Prefeitura de Salvador), por sua atuação no cenário cultural da cidade. Com a Orquestra Fred Dantas, foi vencedor de vários concursos carnavalescos de orquestra, ocupando palcos em Ondina, Rio Vermelho e Praça Municipal. Fred Dantas deu início ao Carnaval do Pelourinho, com a retomada das marchinhas carnavalescas em bailes de salão. No ano de 1999 e no ano seguinte, desfilou conduzindo 500 músicos no que ficou conhecido como o Bandão do Centro Histórico. A orquestra foi a primeira a converter os novos sucessos da axé-music em arranjos com partituras. A Orquestra Fred Dantas tornou-se referência nacional na recuperação das marchinhas – quando acompanhou cantoras do porte de Marlene e Emilinha Borba. Aqui na Bahia, realizou shows e arranjos exclusivos para Luis Caldas, Myriam Theresa e mais recentemente acompanhando a diva Claudete Macedo.
Orquestra Popular Sérgio Benutti – criada para se apresentar em festas bailes e eventos após vários convites para apresentações em Salvador. É a mais nova orquestra de bailes de Salvador, regida pelo músico Sergio Benutti quem vem de uma larga experiência com orquestras desde quando residia em São Paulo e que tem participando do meio musical brasileiro por mais de 50 anos. Tocou no Carnaval de 2012 e 2013 na praça Municipal, ainda em 2013 realizou bailes na Praça Pedro Arcanjo no Pelourinho e participou das comemorações de aniversário do Yacht Clube da Bahia, participou do Espicha Verão 2013 na Praça Pedro Arcanjo com o tema Gafieira. Em 2015 participou da abertura do carnaval no Farol da Barra no projeto Axé Orquestrado junto com mais 3 orquestras e também nos palcos dos bairros da PMS.
Acompanhe o Natal Orquestrado
Dias 3 e 4 em Periperi (Praça da Revolução), 9 e 10 no Rio Vermelho (Largo da Mariquita), 11 e 12 no Centro Histórico (Largo do Cruzeiro do São Francisco), 18 e 19 no Bonfim (Largo da Colina Sagrada) e 21 e 22 na Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães).