Em meio às celebrações do mês da Consciência Negra, Salvador ganha, neste domingo (21), um restaurante de alta gastronomia de diáspora africana.
Localizado no Largo do Cruzeiro do São Francisco, n° 7, no Pelourinho, o Roma Negra abre as portas neste domingo com um coquetel para convidados.
Com a missão de quebrar barreiras em relação ao povo negro, o restaurante nasce com o objeto de ser mais uma opção para a população negra de Salvador de ocupar espaços que lhe são devidos.
A cozinha comandada pela chef gastróloga Carolina Esteves terá a predominância da cultura preta com especiarias, raízes e frutas ligadas à diáspora.
Entre os pratos principais da casa estão o Jambalaya, prato típico de Nova Orleans, nos Estados Unidos, criado por mãos pretas. O prato, uma espécie de paella africana, conta com sabores fortes e marcantes e deve ser um dos destaques da casa que vai funcionar de segunda a domingo, das 11h às 23h.
O restaurante será administrado por Mônica Tavares e Diana Rosa, duas das quatro sócias que administram o Malembe Food Drinks, também na região do Centro Histórico de Salvador.
O casarão, que foi cedido após parceria com Ângela Rabelo, antiga proprietária do restaurante Romã, vai contar com dois espaços: um exclusivo para o restaurante e outro de bar. Mais que um espaço de celebração da gastronomia da diáspora africana, o Roma Negra pretende ser um polo cultural da região. Ritmos como jazz, afrobeat e o samba de recôncavo terão um espaço reservado na casa. A gestão cultural ficará sob comando de Ziati Comazi.
SERVIÇO
O quê: Inauguração do Restaurante Roma Negra
Onde: Largo do Cruzeiro do São Francisco, n° 7 – Pelourinho
Quando: 21/11/2021
Horário: 19h
Funcionamento: segunda a domingo, das 11h às 23h