Salvador foi atingida por 460 raios no período de duas horas na noite desta quinta-feira (4). Com mais de 125 mil ocorrências, a Bahia é o estado que mais registrou o fenômeno por causa das chuvas, de acordo com o ClimaTempo. Somente a cidade de Valença, na região do baixo-sul, registrou cerca de 6 mil.
O mau tempo continua em Salvador e as chuvas devem permanecer na cidade até o final de semana. Nas últimas seis horas, Monte Serrat foi o bairro onde mais choveu na capital baiana. De acordo com informações da Codesal (Defesa Civil), foram 11,4 mm.
Logo depois vem Pau da Lima (10,0 mm), Mussurunga (9,2 mm), Jardim Cajazeiras (9,0 mm) e, em seguida, Ilha dos Frades (8,6 mm). (veja relação completa abaixo)
Com a chegada das precipitações, a temperatura na cidade também caiu. Na madrugada desta sexta-feira (5), o termômetro do órgão, que fica na estação da Base Naval de Aratu, registrou, às 0h, 22.8ºC.
O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, alertou, na quinta, em entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM, para as fortes chuvas que atingem a cidade. Ele também ressaltou as consequências das mudanças climáticas.
“Não adianta ações só nos municípios, têm que ser globalizadas. As alterações climáticas estão evidentes. Salvador teve chuva de granizo em janeiro”, destacou.
Bairos com maior acumulado nas últimas 6h
- Pau da Lima (10,0 mm)
- Mussurunga (9,2 mm)
- Jardim Cajazeiras (9,0 mm)
- Ilha dos Frades (8,6 mm)
- São Marcos (8,6 mm)
- Pirajá (8,4 mm)
- Sussuarana (8,4 mm)
- Nova Esperança (8,2 mm)
- Plataforma (8,2 mm)