A Assembleia Legislativa da Bahia realiza na próxima quinta-feira (14), às 14h, ainda em formato virtual, a audiência pública “O novo cenário das duas maiores festas do Estado no pós-pandemia: o São João e o Carnaval”. A iniciativa é do deputado estadual Jacó (PT), que pretende reunir artistas, empresários e especialistas em saúde e segurança pública, tanto municipais quanto estaduais, para discutir a temática.
Estão confirmadas as presenças do diretor do Sindicato dos Músicos da Bahia, Sidnei Zapata; forrozeiro Cicinho de Assis; cantor e instrumentista Armandinho Macêdo; deputado federal Bacelar (Podemos); Antônio Carlos Vovô, presidente do Ilê Aiyê; Washington Paganelli (coordenador executivo do Carnaval); além de representantes da Sesab, Polícia Militar da Bahia, Associação de Produtores de Eventos, quadrilhas juninas, blocos de samba e órgãos como o Conselho do Carnaval.
Ainda que o governador Rui Costa venha mantendo cautela quando o tema é o Carnaval de 2022, o avanço da vacinação contra a Covid-19, a queda no número de mortes e internações em decorrência da doença, e a liberação de eventos para até 1000 pessoas com venda de ingressos são indicadores que animam foliões e artistas. Mas quais os caminhos para realizar a festa com segurança?
“Nosso objetivo é analisar os impactos da pandemia nessas festas, discutir o futuro, apontar caminhos e soluções que poderão ajudar as autoridades na tomada de decisões. O setor de artes, música e eventos foi o primeiro a parar e está sendo o último a abrir; são milhares de famílias envolvidas nessa cadeia produtiva, gente que perdeu suas rendas e foi bastante impactada”, afirma o deputado Jacó. Segundo ele, a Alba não poderia estar de fora desse debate, por isso acolheu a sugestão proposta pelo Sindicato dos Músicos.
A audiência pública “O novo cenário das duas maiores festas do Estado no pós-pandemia: o São João e o Carnaval” será realizada via aplicativo Zoom com transmissão pela TV e redes sociais da TV Alba.