Depois de mais de um ano e meio, o torcedor finalmente poderá voltar aos estádios de futebol na Bahia. A decisão foi anunciada na noite desta sexta-feira, 8, pelo governador do estado, Rui Costa (PT), através de sua conta no Twitter. Os eventos não poderão ultrapassar 30% da capacidade máxima e será necessário estar com a imunização completa contra a Covid-19.
“Após reunião com a Secretaria da Saúde nesta sexta, decidimos autorizar o retorno da torcida aos estádios baianos, respeitando o limite máximo de 30% da capacidade. Será obrigatório o uso de máscara pelos torcedores, que deverão comprovar a imunização completa contra a Covid-19”, escreveu o gestor baiano.
De acordo com o governador, a venda de bebidas alcoólicas será proibida nos estádios durante as partidas. Além disso, também serão obrigatórios o uso de máscara, o distanciamento social e o álcool em gel para higienização das mãos.
Secretária estadual de saúde em exercício, Tereza Paim participou da reunião com Rui Costa e aproveitou a oportunidade para alertar sobre a necessidade de que todas as pessoas, independente de ir ou não aos estádios, completem o esquema de vacinação.
“Mais de 700 mil pessoas não foram tomar a segunda dose. O gol do seu time é motivo de comemoração, mas o distanciamento ainda se faz necessário”, pontuou Paim.
A autorização passa a valer a partir deste sábado, 9, quando decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Com isso, o confronto entre Bahia e Palmeiras, na terça-feira, 12, pela 26ª rodada do Brasileirão, deverá ser o primeiro do Esquadrão com o retorno de sua torcida.
Na última terça-feira, 5, o Tricolor de Aço iniciou o cadastro dos sócio-torcedores que desejam estar na Arena Fonte Nova no duelo contra o Verdão. Alguns critérios foram priorizados pela diretoria do Esquadrão para selecionar os adeptos que estarão aptos a retornarem ao estádio.
A última vez que o Bahia recebeu seu torcedor foi antes da pandemia, no duelo contra o Doce Mel, realizado no dia 7 de março do ano passado, pela primeira fase do Campeonato Baiano 2020.