A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA aprovou, em sessão mista (presencial e remota) na tarde desta terça-feira (14.09), o Requerimento nº 9.761/2021, de autoria do presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), indicando o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, para o quadro de Conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. Do lado do governo, a votação favorável foi encaminhada pela deputada Maria Del Carmem (PT); pela oposição, o líder, deputado Sandro Régis (DEM).
Na mesma sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 24.239/2021, que modifica a legislação que trata da designação do delegado de polícia para exercer cumulativamente as atribuições do seu cargo em unidade da Polícia Civil diferente da qual tem exercício habitual. O Projeto de Resolução nº 2.957/2021, do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que suspende o mandato do deputado Capitão Alden (PSL) por 30 dias, teve a votação adiada.
Adolfo Menezes justificou a indicação de Nelson Pelegrino para o TCM citando a extensa folha de serviços prestados ao Estado da Bahia. “Deputado Federal por seis mandatos consecutivos, duas vezes deputado na Assembleia Legislativa da Bahia e três vezes Secretário de Estado. Nesta Casa, em duas Legislaturas, teve atuação marcante no Plenário e nas comissões”, rememorou o presidente da ALBA, ao saudar o novo conselheiro.
“Esta Casa foi Minha escola de fazer política. Aqui aprendi muito e é grande a emoção que me acomete cada vez que subo a essa Tribuna. Agradeço ao presidente Adolfo Menezes pela indicação e aos nobres deputados pelo referendo e aprovação”, disse Pelegrino.
O presidente Adolfo Menezes pediu a todos os deputados uma oração pelo pronto restabelecimento do deputado Tom Araújo, submetido a uma cirurgia de emergência na semana passada. No encerramento da sessão, Menezes parabenizou a todos os deputados pela votação, mesmo em plena pandemia, de todos os projetos de interesse da população. “Estamos voltando, mas com todos os cuidados necessários, mantendo os protocolos de distanciamento e em sessões mistas”, observou o chefe do Legislativo estadual.
JOÃO LEÃO
O presidente da ALBA também hoje almoçou com o vice-governador João Leão. “Fui pra aprender mais uma aula de política com esta grande liderança da Bahia, que comanda o PP e é um dos esteios da nossa grande aliança política em defesa dos interesses da Bahia e do povo baiano”, destacou Menezes.