Os implantes mamários Implantes Siltex de Coesividade III e Implantes Mamários Siltex Round Gel tiveram suas certificações suspensas temporariamente pelo INMETRO (Instituto Nacional de Normalização Metrológica e Qualidade Industrial) após passarem por um teste mecânico de fadiga, quando apenas uma única amostra apresentou problemas. O teste de fadiga pode ser um indicativo da vida útil do envoltório dos implantes mamários.
“A suspensão pelo INMETRO é um protocolo de segurança até que sejam concluídas todas as análises. Portanto, no momento, não oferece risco às pacientes que utilizam esses dois produtos. Por isso, sempre enfatizo a importância do relacionamento entre paciente e médico para que em momentos como esse ela possa se informar com o seu cirurgião plástico”, explica Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O especialista conta ainda que, apesar de raro, pode haver ruptura do implante mamário com o passar dos anos e, mesmo não existindo prazo de validade, é importante um seguimento com o cirurgião plástico. As trocas dos implantes podem ocorrer a cada 10 anos. “Antes de se submeter à cirurgia de colocação de implante de mamário, é imprescindível tirar todas as dúvidas com o seu médico”, alerta Dr. Amato
Sobre o Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).
Serviço:
Instagram: https://www.instagram.com/meu.