Aproximadamente três mil famílias baianas receberam descontos na fatura de energia elétrica com a troca de resíduos sólidos através do Projeto Vale Luz nos seis primeiros meses de 2021. Desde o início do projeto, foram mais de 22 mil famílias beneficiadas, com mais de R$ 700 mil em descontos concedidos. Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Coelba e regulado pela Aneel, a iniciativa é uma boa alternativa para ajudar no orçamento familiar e incentivar o descarte consciente dos materiais, estimulando a reciclagem e economia de energia.
Até o mês de junho, mais de 233 toneladas de materiais foram entregues nos pontos de coleta, ganhando um destino sustentável e ajudando a reduzir os danos ao meio ambiente. Deste total, cerca de 1,6 toneladas foram referentes a latas de alumínio trocadas por Merrecas, moeda fictícia criada pela Coelba que pode ser revertida em desconto na conta de luz ou lâmpadas de LED, que consomem menos energia.
Para obter descontos a partir do Vale Luz, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho), eletrônicos (televisão, celular, teclado, entre outros) ou vidros (garrafas e potes inteiros). O crédito obtido na troca dos resíduos é concedido na fatura seguinte do consumidor.
Atualmente, estão em funcionamento cinco postos fixos para a troca de resíduos: Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Estação de Metrô Pirajá, Posto de Troca em Mata do São João e o Ecoposto da Praia do Forte. A Coelba também realiza ações itinerantes em diversos municípios para a coleta dos materiais. Para saber quando o projeto passará por sua cidade, basta acessar o site da distribuidora e acessar a página de Eficiência Energética.
Empresas e condomínios
Além do atendimento a clientes residenciais, o projeto possui as modalidades de atendimento voltadas para condomínios e empresas, onde o Caminhão Vale Luz é o responsável pela coleta.
A disponibilização de acesso e estacionamento para o veículo do projeto é um pré-requisito para participar, além de não ter uma parceria anterior com cooperativas de catadores. O desconto é aplicado na conta de luz do condomínio e, no caso das empresas, o abatimento no valor beneficia instituições sem fins lucrativos escolhidas por elas. Ao todo, o projeto conta com 78 condomínios e 21 empresas cadastradas e participando ativamente na destinação adequada dos resíduos recicláveis ao projeto.
Para participar, a empresa e/ou condomínio deve encaminhar uma solicitação para o e-mail eficiencia@neoenergia.