A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei nº 23.281/2019, de autoria da deputada estadual Olívia Santana, que tem como objetivo salvaguardar e incentivar a capoeira no estado, além de apoiar a formação de capoeiristas e incorporá-la no currículo escolar.
A parlamentar comemorou a aprovação. “Nosso mandato é um instrumento da luta popular. O projeto Moa do Katendê, que acaba de ser aprovado, é mais um compromisso que assumi com meu povo da Capoeira, que luta por reconhecimento, direitos e dignidade!”.
O projeto, uma luta conjunta do mandato da deputada, do grupo Capoeira em Movimento Bahia e de todos e todas capoeiristas do nosso estado, será encaminhado para o governador Rui Costa para ser sancionado.
Para o coordenador do Capoeira Em Movimento Bahia, Jacaré DiAlabama, a aprovação do PL é um momento histórico. “A Bahia inicia um processo de reparação, reconhecendo a capoeira como um importante elemento de identidade do nosso povo. A aprovação deste projeto, proposto pela capoeira e apresentado pela deputada Olívia Santana, abre uma nova página na história do nosso estado. Lutaremos para que seja regulamentado e que nunca mais os nossos mestres sejam marginalizados por falta de reconhecimento efetivo dos poderes públicos”, destaca.