A deputada Fátima Nunes (PT) solicitou ao governador Rui Costa que, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), determine a construção de 200 casas populares para atender às famílias desabrigadas da Associação Viver Dignamente, do município de Nova Soure.
“Em 2008, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o município de Nova Soure recebeu, através de doação do Governo Federal, um terreno para a construção de 400 (quatrocentas) casas populares. Porém, o então prefeito na época só conseguiu entregar 200 moradias e nenhum outro prefeito deu continuidade a essas construções posteriormente, deixando centenas de famílias desassistidas”, argumentou a parlamentar, na indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com Fátima Nunes, “com a chegada da pandemia, as famílias de baixa renda, que foram drasticamente afetadas perdendo o mínimo de renda para o sustento de seus familiares e sem condições para arcar com aluguéis, foram levadas a ocupar esses espaços e passaram a morar em barracos, cobertos de lonas e sem nenhuma infraestrutura que possa oferecer o mínimo de dignidade a essas pessoas”.
Ela ressalta que as famílias que formam a Associação Viver Dignamente são extremamente carentes, não possuem emprego ou renda fixa e, em sua maioria, retiram o sustento como catadores de lixo. “Portanto, senhor governador, solicito um empenho de Vossa Excelência para que essas 200 casas populares sejam construídas e entregues a essas famílias, que têm o direito constitucional de ter a sua moradia com dignidade”, concluiu Fátima Nunes.