A presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Olívia Santana, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (16), com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e familiares das mulheres vítimas de violência policial, nos bairros do Curuzu e São Tomé de Paripe, em Salvador. O objetivo foi cobrar avanços nas investigações e a criação de mecanismos que evitem a repetição de casos desse tipo.
A parlamentar considerou o encontro positivo e reafirmou que a Comissão vai continuar acompanhando o andamento das investigações. “O coronel foi sensível, disse que vai colaborar com as investigações e que já tomou medidas internas, no que diz respeito aos policiais envolvidos com as três situações”, afirmou Olívia.
A deputada também lembrou da importância da Polícia Militar desenvolver mecanismos para evitar fatos dolorosos como esses. “É preciso investir melhor na preparação dos policiais que vão para as ruas. Esse tipo de comportamento violento, que decide quem vive e quem morre, sem orientação humanista e estratégica e que acaba tirando a vida das pessoas, não pode acontecer. É preciso que a instituição tenha compromisso em preservar a vida das pessoas. Queremos uma polícia cidadã”.
Durante o encontro, o comandante-geral também anunciou que providências estão sendo tomadas para que cada policial possa portar câmeras que vão filmar as ações nas ruas, o que vai ajudar na redução dos casos de violência policial.
No dia 29 de junho, uma reunião virtual será realizada com as presenças de integrantes da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, do secretário de Segurança Pública da Bahia e de familiares das vítimas.
Fotos: Edinei Dantas/Ascom PMBA Lorena Ifé/Ascom Olívia Santana