A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, confirmou a abertura de mais uma unidade escolar no bairro do Alto da Terezinha, neste sábado (10), para acolher moradores de áreas de risco da Comunidade Mamede, que foram afetados pelas chuvas.
A Escola Municipal Durval Pereira também passará a oferecer abrigo para evitar que aconteça aglomeração na Escola Municipal Santa Terezinha, que já funcionavano acolhimento às pessoas.
Ao todo, 31 pessoas estão sendo assistidas em Santa Terezinha após a sirene da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para risco de desabamentos devido ao acúmulo de chuva nesta sexta-feira (9). e para desafogar o fluxo de pessoas em tempos de pandemia da Covid-19,
Ana Paula ressaltou que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) é responsável por montar o acampamento. “Somos uma equipe nas regiões com priorização para as áreas de risco de desabamento ou deslizamento, as pessoas são levadas para escolas ou para Unidades de Acolhimento Institucional (UAI). Por lá, agentes da Secretaria de Promoção fazem o cadastramento, enquanto a Defesa Civil vai orientando a todos”, explicou.
A gestora apela para que pessoas com dificuldade causada pela chuva entre em contato através do 199 para que possa ser articulada a atenção necessária.
A previsão é de que a chuva permaneça até a próxima segunda-feira (12) na capital baiana.