A morte do prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão, aos 72 anos, vítima da Covid-19, provocou comoção na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Muitos deputados, entre eles o presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), manifestaram nesta sexta-feira (19) pesar pela perda do também ex-deputado.
Em moção, Adolfo homenageou o amigo. “Se a tenacidade é um importante pré-requisito para a boa prática da política, o meu amigo Herzem Gusmão tornou o substantivo condição ine qua non ao exercício dessa relevante atividade à vida em sociedade”, afirmou.
Herzem Gusmão foi diagnosticado com a Covid-19 em 7 de dezembro de 2020 e internado no Hospital Samur, no próprio município, com complicações pulmonares decorrentes da pandemia que já matou mais de 280 mil brasileiros. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde alternou períodos de melhora e piora do quadro clínico.
O presidente da Casa disse que, em toda sua vida como homem público, conheceu “poucas pessoas com tamanha obstinação para a consecução de suas ideias no campo da política”. “Certamente”, considera Adolfo, “nasceu dessa sua peculiaridade o grande senso de responsabilidade com a coisa pública”.
Segundo ele, foi assim no Legislativo baiano, e assim também no Executivo municipal de Vitória da Conquista, cidade natal, “onde Herzem Gusmão empregou seus saberes de gestor público até as últimas semanas de vida”.
O ex-presidente da Assembleia, deputado Nelson Leal, também fez questão de registrar seus sentimentos nos anais da Casa. “No rastro do inaceitável estrago causado nas vidas brasileiras, com mais de 280 mil mortes até o momento, a pandemia da Covid-19 volta a sua letalidade, mais uma vez, às hostes do mundo político baiano, mais precisamente, ao querido povo e eleitorado da cidade de Vitória da Conquista, Sudoeste baiano”, afirmou, acrescentando que “depois de lutar pela vida, bravamente, por quase 100 dias, meu amigo e prefeito do município de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), sucumbiu ante a literal virulência da pandemia do novo coronavírus”.
Colega de Parlamento na Legislatura 2015-2018, Nelson Leal firmou que Herzem jamais escondeu a sua vocação para o exercício do Poder Executivo, bem como o desejo de dirigir os destinos de sua terra natal. “Perseverou, foi vitorioso e deixa um grande legado de homem público probo e desejoso de fazer sempre mais por sua gente”, afirmou.
Outro deputado que homenageou Herzem Gusmão foi Tiago Correia (PSDB). Em moção de pesar pela morte do prefeito de Conquista, Tiago lembrou a trajetória do político, nascido em 2 de junho de 1948, e que iniciou a carreira trabalhando em uma rádio, aos 20 anos.
Conforme destaca Tiago Correia, Herzem Gusmão foi gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia (Aspeb). Três anos depois, trabalhou também no Banco Econômico e, no ano seguinte, atuou como gerente das Lojas Unilar.
Formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Gusmão foi eleito deputado estadual suplente em 2014. Um ano depois, assumiu o mandato no qual ficou por 15 meses. Saiu da ALBA para assumir o cargo de prefeito em sua cidade natal, em 2016, e foi reeleito em 2020, no segundo turno, com 54% dos votos. Sua vice, Sheila Lemos (DEM), assume o cargo a partir de agora.
“Dê-se ciência a seus familiares, amigos, prefeitura de Vitória da Conquista e imprensa local da presente moção de pesar pelo falecimento do notório político baiano Herzem Gusmão Pereira, que tanto contribuiu para o progresso de Vitória da Conquista e da Bahia”, declarou Correia.
A deputada Talita Oliveira (PSL) também fez questão de homenagear o político. “Exemplo de cidadão, Herzem Gusmão foi um homem íntegro, inteligente, competente, determinado e fiel às suas convicções. Foi com imensa consternação e pesar que recebi a notícia da sua morte”, afirmou Talita Oliveira.
Na moção de pesar, a deputada lembrou que, enquanto o prefeito Herzem estava internado, a administração municipal ficou sob a responsabilidade da vice-prefeita, Sheila Lemos (DEM), que foi diplomada no dia 1º de janeiro de 2021, junto com outros 21 vereadores, até 2024.
Já Josafá Marinho (Patriota) disse que “é inegável que duas das suas paixões foram o basquete e a rádio. Conhecido como ‘A Voz de Conquista’, Herzem era dono de uma oratória convincente, com excelente poder de articulação e demonstração de empatia, tendo iniciado oficialmente as suas atividades como radialista em 9 de fevereiro de 1978, com o programa Resenha Geral, que alcançou expressivos índices de audiência”.
Ainda no seu documento, Josafá fez questão de lembrar que Herzem, enquanto gestor atuou de modo firme em prol do social. Por fim, disse o deputado do Patriota, “homenagear Herzem significa ser a voz de gratidão por um homem que tanto trabalhou em prol do próximo, agindo com bondade, dedicação, empenho e amor. Certamente ficará a lição de que exercer qualquer atividade com paixão, compreendendo a importância do que se faz, sempre trará frutos positivos para a sociedade”.
Incêndio atinge apartamento na Pituba e moradores evacuam prédio
Foto: Reprodução Incêndio atingiu um apartamento na Pituba 29 de novembro de 2024 | 16:27 Incêndio atinge apartamento na Pituba...
Read more