Os moradores do bairro de Pirajá, em Salvador, realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira, 16, contra a extinção de cinco linhas de ônibus. Eles alegam que foram retiradas de circulação as linhas que fazem, principalmente, ligação do bairro com o centro da cidade.
Entre as linhas afetadas, estão: Pirajá x Lapa, Pirajá x Barroquinha, Conjunto Pirajá x Campo Grande, Conjunto Pirajá x Pituba e Conjunto Pirajá x Ribeira. O grupo exibiu cartazes e gritaram palavras de ordem. Eles ocuparam um trecho da Praça General Labatut e, de acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o protesto não inteferiu no tráfego de veículos da região.
“A nossa maior insatisfação é a falta de diálogo com a Semob, que retira as linhas e não informa à comunidade. Na extinção das três linhas anteriores, eles informaram, por mais que a comunidade não tenha gostado. Agora, não informar sobre o fim das linhas Conjunto Pirajá x Ribeira e Conjunto Pirajá x Campo Grande aí é complicado”, disse um dos manifestantes.
Integração
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as linhas que saem de Pirajá com destino à Lapa, Barroquinha, Pituba, Campo Grande e Ribeira foram suspensas em função da pandemia, “que reduziu drasticamente a demanda de passageiros”. Ainda segundo o órgão, o atendimento para estes e outros destinos na cidade continuam mantidos na Estação Pirajá, onde o passageiro pode utilizar a integração com outro ônibus ou metrô, pagando apenas uma passagem.
Foto-Alexandro Souza-Informepiraja