Os exames médico e psicotécnico relacionados à carteira de habilitação (CNH), que são oferecidos pelas clínicas credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), ganharam mais transparência e segurança. A Coordenação de Tecnologia da Informação do órgão desenvolveu durante a pandemia um novo sistema eletrônico, que já está em operação, para o processamento e validação dos dados das pessoas que passam pelos exames, agora sob o controle direto do Detran-BA. O sistema anterior era de responsabilidade da Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Abctran).
A iniciativa integra as ações para garantir eficiência nos serviços prestados pelas empresas privadas credenciadas ao departamento. Ela também cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a vigorar em setembro. A norma define as condições e os limites para a coleta, guarda e tratamento de informações dos cidadãos.
“Passamos a ter mais segurança na validação das informações sobre os condutores e seus exames médicos, evitando o risco de inconsistências em nosso cadastro eletrônico. É mais um passo importante no avanço tecnológico em andamento na autarquia, para qualificar os procedimentos de trânsito”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
FOTO: Itailuan dos Anjos (Ascom Detran/BA)