Em 60 dias de operação, o Disque Coronavírus 160, serviço disponibilizado pela Prefeitura desde o dia 27 de março, ultrapassou a marca de 102.500 ligações recebidas. O canal exclusivo foi criado para que a população possa tirar dúvidas, fazer denúncias e obter mais informações sobre a Covid-19. Além do meio telefônico, a população também pode entrar em contato pela Internet, através do site www. fala. salvador. ba. gov. br, ou pelo e-mail ouvidoria@ salvador. ba. gov. br .
O serviço, que funciona 24 horas nos sete dias na semana, recebe em média 1.007 ligações diárias – o número de chamadas chega a ter um acréscimo de 30%. Por exemplo, no feriado antecipado de São João, na última segunda-feira (25), o teleatendimento chegou a receber 3.137 chamadas.
As demandas mais registradas são Informações/Orientações (57,17%), de cidadãos que procuram por postos de vacinação, saque do benefício social “Salvador por Todos” e distribuição de cestas básicas. Em seguida estão Fiscalização/Denúncias (42,05%) de estabelecimentos que estão descumprindo os decretos.
As Reclamações, em (0,66%), se resumem na alta demanda de aglomerações das pessoas nas ruas, principalmente em bares com atividades sonoras. Sugestões e Elogios, juntos, somam (0,14%) dos registros, daqueles que aprovam as decisões da prefeitura em relação ao combate à pandemia.
Bairros mais demandados – Apesar da orientação alertando para a importância de permanecer em casa e manter o funcionamento apenas dos estabelecimentos liberados pelos decretos municipais, ainda é possível observar locais de Salvador que têm registrado alta demanda de denúncias, como é o caso de Cajazeiras. A central recebeu, ao todo, 2.886 registros relatando descumprimento das determinações somente nessa região.
A maior parte das ligações foi por demanda de fiscalização de bares com aglomeração e atividade sonora. Depois de Cajazeiras, os bairros mais demandados são: Fazenda Grande do Retiro (1.861) Paripe (1.810), Pernambués (1.759), Liberdade (1.712), São Marcos (1.538), Itapuã (1.402), Uruguai (1.247).
Na outra ponta, dos menos demandados, estão Alphaville I (27), Jardim Placaford (26), Jaguaribe (13), as ilhas de Maré e Frades (17), Horto Bela Vista (11), Areia Branca (8), e Alphavile II (4).
Detalhes da denúncia – Por e-mail e site é possível enviar fotos, mas não é obrigatório. Para denunciar a atividade que está ocorrendo, é preciso descrever o endereço com ponto de referência.
Outros serviços – A central telefônica 156 funciona para as outras demandas do cotidiano da cidade, a exemplo de solicitação de manutenção e de serviços públicos, assim como o Portal Fala Salvador, no endereço www. fala. salvador. ba. gov. br.
Redação: Ivan Luiz, Repórter Hoje