Ovídeo de um caixão em frente a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), localizada na Avenida Cardeal Avelar Brandão Villela, em Jardim Santo Inácio, passou a circular nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (10). Nas imagens é possível ver um carro de passeio parado em frente ao órgão público, com a urna funerária ao lado e um homem com vestimentas de proteção contra contaminação.
“Na porta da Semop, as famílias querendo vaga aí, óh o caixão no meio da rua aí. Telefone não funciona e as famílias querendo sepultar seus entes queridos sem poder”, diz o homem que grava o vídeo.
Veja vídeo:
Através de nota, a Semop repudiou as ações. Segundo o órgão, durante o ato não havia nenhum familiar do suposto falecido, e que em nenhum momento os homens que levaram o caixão até o local se identificaram, ou informaram para qual funerária trabalhavam.
Ainda de acordo com assessoria da Semop, o caixão foi levado ao local em um veículo de passeio (carro prata gravado no vídeo). Com a chegada da Guarda Municipal, os homens colocaram a urna funerária dentro do carro e foram embora.
Confira a nota na íntegra:
Imagens circulam nas redes sociais, nesta sexta-feira, referentes a um incidente na porta da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), com pessoas reclamando que não conseguiram agendar o enterro em um dos cemitérios públicos disponíveis. Acontece que o Departamento de Agendamento de Sepultamento tem funcionado normalmente, neste feriado de Semana Santa, atendendo e agendando todas as demandas solicitadas ao longo do dia.
Durante a ação, não havia nenhum familiar do suposto falecido e nem foi identicado se o caixão estava realmente ocupado. A Guarda Civil foi acionada e solicitou a retirada do caixão do local.
A SEMOP vem a público repudiar ações como estas, que visam prejudicar a atuação da própria Secretaria.
A pessoa que usava roupa especial, ao que tudo indica, é funcionária de uma funerária, no entanto, causa estranheza o fato de o carro utilizado ser de passeio. Buscaremos imagens das câmeras externas para identificar o veículo e a pessoa que aparece no vídeo, que até o momento não entrou em contato com a SEMOP. Medidas judiciais cabíveis serão tomadas.