O prefeito ACM Neto informou nesta quarta-feira (01/04), durante coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, que testes rápidos para identificar casos do novo coronavírus serão aplicados nas ruas de Salvador a partir da próxima segunda-feira (06/04).
Ao todo, serão realizados 100 mil testes em motoristas que circulam pela cidade, o qual terá um esquema bem parecido com as blitz da lei seca.
Segundo ACM, profissionais de saúde participarão de todo o processo, verificando a temperatura dos ocupantes do veículo e, caso confirmado o sintoma de febre alta, os profissionais irão adotar um procedimento que facilita a identificação da doença.
“Os testes já foram adquiridos e, se chegarem neste final de semana, a partir de segunda já começamos a realizar em larga escala. Será medida a temperatura e, logo em seguida, aplicado o teste. O motorista dá o número de celular e o resultado chega por SMS”, explicou Neto.
Caso, neste primeiro teste o resultado seja positivo, o paciente será orientado a fazer uma contraprova no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) e o resultado será enviado em até dois dias, via mensagem de texto (SMS).
A Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado, tem adotado diversas medidas de combate e conscientização à prevenção do COVID-19. Se possível ajude a combater o vírus #FIQUEEMCASA.