A dificuldade para conseguir transferência para as unidades hospitalares de Salvador é um problema antigo. Pacientes em estado grave dependem de uma demanda atendida pela Central Estadual de Regulação (CER), que recebe solicitação de todo estado.
Somente após ter o pedido de transferência efetivado, que os pacientes conseguem sair das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e serem encaminhados para um hospital de tratamento específico, onde possam receber os atendimentos devidos, na unidade adequada para cada caso.
Desta vez, o problema afeta a paciente Ednalva de França Figueiredo, de 54 anos, que se encontra internada na UPA de Santo Inácio/Pirajá.
De acordo com a filha de Ednalva, Elisabete Nogueira, a mãe se encontra em estado grave, aguardando transferência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo Elisabete, a sua mãe deu entrada na UPA no dia 12 deste mês, quando apresentava náuseas, vômito e dores nas costas, que suspeitaram ser sinal de infarto.
Após fazerem exames, também foram apontados problemas no fígado e insuficiência renal.
Na última quarta-feira (27), Ednalva teve uma piora no quadro clínico e precisou ser entubada. O médico da unidade informou à família sobre a situação, fazendo a prescrição de pedido urgente para a transferência da paciente a uma UTI. Mas até o momento, a família não obteve sucesso.
Após serem informados que já havia sido feito um pedido de transferência, Elisabete consultou no sistema e viu que não constava solicitações em nome da sua mãe.
“Essa UPA não possui recursos necessários para o quadro clínico do paciente. Eles precisam transferir ela com urgência. O quadro dela já era grave, devido a insuficiência renal e os outros problemas, se agravou mais e eles até o momento não tomam providência”, reclamou Elisabete.
O Varela Notícias entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e informaram que a equipe médica da UPA solicitou a transferência da paciente para uma unidade hospitalar, onde dará continuidade ao tratamento.
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que devido à gravidade do quadro clínico da paciente Ednalva de França Figueiredo, a equipe médica da UPA Santo Inácio/Pirajá solicitou prontamente a transferência da mesma para uma unidade hospitalar por meio da Central Estadual de Regulação para continuidade do tratamento considerado de alta complexidade. A paciente deu entrada na UPA na terça-feira (12) com um quadro de náuseas e vômito. Após o primeiro atendimento o quadro se agravou e a paciente foi encaminhada para a sala vermelha onde permanece entubada.”