Componentes da Executiva e de Diretórios Municipais do PSB de Salvador se reuniram, na noite de quarta-feira (6), na sede da legenda, para discutir os rumos do PSB, no que tange o fortalecimento da militância para a disputa das Eleições em 2020.
O vereador e presidente da Executiva Municipal do partido, Sílvio Humberto, comandou a reunião, que contou com a exposição sobre o cenário político eleitoral e desemprego no Brasil e exterior, do mestre e doutor em Ciências Sociais e professor de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudio André de Souza.
Representantes da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Juventude Socialista Brasileira (JSB), Movimento Socialista LGBT, Movimento Popular Socialista (MPS) e Sindicalista Socialistas Brasileiros (SSB) estavam entre os integrantes presentes.
“Estamos dando continuidade, de forma mais ampliada, às discussões em torno das eleições 2020, que envolve tanto o cargo da prefeita ou prefeito para candidatura, bem como os vereadores, mas essa discussão não foi em torno de divulgação de nomes. Convidamos o professor Cláudio para esta apresentação, para embasarmos e fortalecermos a militância e instâncias partidárias, que é o nosso principal objetivo”, disse o presidente da Executiva Municipal.
Durante a sua explanação, o professor da Unilab evidenciou a situação do desemprego no país, por meio de gráficos, e avaliou o governo Bolsonaro.
“A gente está lidando com uma juventude que passa a pensar política e a projetar as coisas de uma outra maneira. Ou seja, não dá para a gente isolar um olhar sociológico sobre isso. Quando a gente olha para a taxa de desemprego, olhamos o que aconteceu com o Brasil, que teve uma curva descendente até aquele período do governo Dilma e foi segurando o estoque de empregos e a confiança do país”, analisou.
E completou. “Enquanto outros países, de algumas regiões do mundo, vão caindo o desemprego, no Brasil, a gente ainda está lá em cima e com esse discurso ultraliberal de que são as reformas que vão resolver e não resolvem nada. Porque, também, precisa o capital nacional se reposicionar diante da competitividade internacional”, alertou Souza.
Sobre a avaliação do governo Bolsonaro, o professor, por meio de uma pesquisa recente da XP Mercado, apresentou dados e uma entrevista de Armínio Fraga, recente na Folha de São Paulo.
“O cara (sic) tem R$ 12 milhões em sua carteira de clientes, deu uma entrevista a Folha de SP, no último domingo, analisando que esse ambiente político de Bolsonaro pode contaminar a economia. Na análise que ele projeta, inclusive, para o capital internacional. Isso não é qualquer coisa”, destaca.
OBJETIVO DO MANDATO
As discussões nas reuniões da Executiva Municipal têm sido importantes, de acordo com Silvio Humberto, para o fortalecimento do diálogo com as militâncias.
“Tivemos uma conversa recente, também, com os membros e a presidente do partido, Lídice da Mata. Um diálogo bem produtivo. Estamos expandindo para o Diretório Municipal, porque isso fortalece o nosso diálogo e a gente não pode só procurar as instâncias de fato”, ponderou.
O presidente da Executiva Municipal informa que o objetivo do mandato é valorizar as instâncias partidárias, “porque é assim que faz o partido crescer”.
“A ideia é uma darmos evidência a uma discussão ampla. Isso faz parte da vida partidária, que ainda não é para indicar quem é quem. Falar de uma conjuntura, para que as pessoas entendam e para que isso possa posicionar o partido”, conclui Sílvio Humberto