Com o objetivo de fortalecer o sistema de controle interno nos processos dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA), teve início, nesta segunda-feira (30), na sede do órgão, em Salvador, a capacitação para servidores da autarquia sobre prevenção de ilícitos na administração pública. O curso está sendo realizado em parceria com a Secretaria da Administração ( Saeb), por meio da Corregedoria Geral do Estado, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A primeira turma é composta por 30 alunos, que terão 20 horas de aulas sobre ética, moral, programa de integridade, regime jurídico do servidor público e responsabilidade administrativa, civil, penal e por improbidade. Os conteúdos visam contribuir para a identificação das causas e a prevenção de desvios de conduta na função pública.
” O curso nasceu na Secretaria de Segurança, mas tem aplicabilidade nos demais órgãos do Estado que desejem oferecer aos servidores essa nova ferramenta. O departamento de trânsito abraçou a proposta, que pretende mudar a cultura do atual modelo correcional repressivo, com a implantação de um modelo preventivo”, explicou o coordenador do curso e corregedor-geral da SSP, Nelson Pires.
Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a previsão é que a iniciativa alcance todos os servidores do órgão. ” Será uma capacitação continuada, nessa parceria com a Saeb e SSP, e a intenção é que ela seja oferecida a todo o quadro de pessoal da autarquia. Damos um passo importante no sentido de qualificar o servidor, para reforçar o compromisso com a conduta ética nos serviços de trânsito oferecidos à população, como determina a legislação”.