Minérios, a Bahia tem. Este é o nome da cartilha que a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) está levando para Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2019, que ocorre de 9 a 12 de setembro em Minas Gerais. Com versões em português, inglês e mandarim, a cartilha apresenta a potenciais investidores itens como a diversidade mineral da Bahia, infraestrutura logística e as principais empresas de mineração já instaladas no estado.
A diversidade mineral é o primeiro destaque da cartilha. Ela aponta que ouro e cobre são apenas dois dos 42 elementos já encontrados no estado, líder nacional em exploração de bentonita, barita, cromo, talco, urânio e vanádio. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), o livreto mostra também que a Bahia é o estado brasileiro mais bem estudado geologicamente. Seu território é totalmente coberto por mapeamento geológico na escala 1:250.000, parcelas expressivas na escala 1:100.000, tendo ainda 100% de sua superfície coberta por levantamento aerogeofísico. Valores equiparáveis aos de estados como Minas Gerais, Pará e Goiás.
Nas páginas dedicadas a logística, o estado é listado como possuidor da segunda maior malha rodoviária do país, do terceiro maior sistema de aeroportos regionais e de um conjunto de ferrovias que em breve ganhará o reforço da Fiol (Ferrovia Oeste-Leste). A linha férrea será fundamental para o escoamento de minério de ferro através do Porto Sul.
Voltada para a atração de investidores nacionais e internacionais, a cartilha possui versões em português/inglês e português/mandarim.
Além da tiragem impressa, a cartilha “Minérios, a Bahia tem” também estará disponível em formato digital. Interessados podem fazer o download da versão em português e inglês neste link e da versão em português e mandarim neste link.