NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Governo da Bahia esclarece não possuir qualquer projeto de desapropriações para construção de condomínios de luxo na região do Subúrbio de Salvador.
Atualmente, o executivo estadual trabalha na implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) do tipo monotrilho, que irá substituir o atual Trem do Subúrbio. As obras que serão iniciadas em outubro, preveem apenas a remoção de construções localizadas na faixa de domínio e acessos à via permanente que interferem no traçado do VLT, com pagamento de indenizações justas.
VLT
Com capacidade para transportar mais de 150 mil usuários por dia, o modal será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. Rápido, seguro e confortável, o monotrilho será equipado com sistema de ar condicionado e wi fi.
Com 22 estações, o equipamento ligará a região do Comércio de Salvador até ilha de São João, no município de Simões Filho e prevê integração física com o sistema de metrô de Salvador, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, através de serviços complementares. O projeto prevê uma ligação com mais quatro estações entre a região de São Joaquim, passando pela Via Expressa e fazendo a integração com o sistema metroviário no Acesso Norte, perfazendo um total de 22 quilômetros de extensão.