O Presidente da SBOT-BA, Dr. Rogerio Meira Barros, a diretora do Sindimed, Dra. Lourdes Alzimar Mendes de Castro (representando a presidente, Dra. Ana Rita de Luna), o vice-presidente do Cremeb, Dr. Julio Braga, e o vereador Cezar Leite, estiveram reunidos com ortopedistas de Salvador, na segunda assembleia realizada pelo grupo, na noite de terça-feira (21.08), no Sindimed, para discutirem o edital publicado pela Sesab de contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de ortopedia no SUS (referente ao sorteio de médicos). A próxima assembleia está marcada para o dia 4 de setembro.
Durante a assembleia ficaram definidas as seguintes ações: a solicitação, que será feita pelo vereador Cezar Leite, para agendamento de uma audiência pública na Câmara de Vereadores; o agendamento de reunião com as especialidades médicas, que será coordenada pela Associação Bahiana de Medicina, com data a ser definida o mais breve possível; e a divulgação de nota oficial das sociedades explicando como a população será afetada com esse edital em algum jornal de grande circulação do estado. Será feito ainda um abaixo-assinado dos médicos ortopedistas para ratificar a insatisfação do grupo com a nova modalidade de contratação pelo Estado.
Também durante a assembleia, os ortopedistas trocaram informações sobre os serviços que prestam, relatando suas insatisfações e discutindo possíveis soluções para o impasse. A SBOT-BA foi parabenizada pela diretora do Sindimed-BA, Dra. Lourdes Alzimar, pelo protagonismo na parceria com o Sindicato, na tentativa de anular o edital da Sesab.
A pauta da reunião foi a Portaria n. 236, de 11 de junho de 2019, que instituiu o processo de credenciamento de pessoas jurídicas com vistas à prestação de serviços médicos e realização de procedimentos, em caráter complementar, para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede própria do estado. Sem fazer concurso para o cargo de médico há mais de 10 (dez) anos, a SESAB-BA abriu um edital de credenciamento objetivando contratar médicos de 66 especialidades e áreas de atuação, que deverão prestar serviços em 28 unidades da rede própria.