A professora titular de filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nancy Mangabeira, apresentou um pouco do seu vasto conhecimento acerca da obra Odisseia: A Jornada do Herói, em aula aberta realizada no fim de tarde de ontem (24), levando estudantes, pesquisadores e amantes de uma das obras mais antigas da civilização ocidental à biblioteca do Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. “A Odisseia de Homero é uma obra-prima da literatura ocidental que provém do acervo mítico do povo grego. Busquei mostrar um pouco como esta obra pode nos dar indícios para pensar o percurso do ser humano em sua busca de compreender a vida e a si mesmo”, explica Nancy.
Para Maria Virgínia Garcez, doutora em desenvolvimento regional e urbano e há 32 anos trabalha com educação, política pública e cultura de paz, “para se trabalhar com a paz, é preciso trabalhar com a matriz holopoética que é a ciência, a arte, a filosofia e as grandes tradições espirituais. Para nós que também trabalhamos com a história dos mitos, foi muito interessante vir à esta aula com Nancy, que é uma referência na UFBA. Ela é uma grande mestra nesse assunto, na mitologia, e fala do ser humano e dessas narrativas mitológicas e da atemporalidade dos mitos de forma muito interessante”.
A palestra marca o lançamento do curso de aprofundamento acerca da obra e será ministrado pela professora sempre às terças-feiras de agosto e setembro deste ano, realizado no novo espaço de convivência Casa do Ser, da Via Press Comunicação, localizado à Rua Alagoinhas, 303, no Rio Vermelho. Voltado para propostas de aprendizado e troca, a Casinha da Via, como também é chamada, deve abrigar palestras, rodas de conversa, vivências, encontros, entre outras experiências. Mais informações sobre o curso pelo telefone (71) 98264-6449 (Aline Eliazage).