Artistas baianos de várias vertentes já podem se inscrever no edital de seleção para pintar uma das 60 vacas que serão expostas nas ruas de Salvador em ação inédita durante a 13ª edição da CowParade Brasil, considerado o maior evento de arte urbana do mundo. A abertura oficial do processo seletivo foi anunciada ontem (16), durante coletiva de imprensa realizada no Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra, no Farol da Barra.
Marcaram presença a sócia-diretora da empresa organizadora Toptrends, Catherine Duvignau; Carlos Lacerda, Gerente de Marketing e Merchandising da rede de farmácias Extrafarma, empresa patrocinadora; o prefeito ACM Neto, que apoia o projeto através da Empresa Salvador Turismo (Saltur); a presidente de honra do Parque Social e madrinha da CowParade Salvador, Rosário Magalhães e a grafiteira Sista Katia, artista convidada que pintou uma das vacas ao vivo.
“Estamos muito felizes e com grande expectativa para o que vai acontecer. Salvador já está no roteiro mundial da CowParade e com certeza teremos grandes artistas retratando a singularidade e a beleza da Bahia”, declarou Catherine Duvignau. As esculturas são feitas em fibra de vidro e tamanho natural em formato de vaca, personagem símbolo da mostra que já acontece há mais de 20 anos. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.cowparade.com.br até o dia 02 de agosto.
No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará já receberam a intervenção artística. As obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público, a partir de 11 de outubro até 09 de novembro. “A arte humaniza e aproxima as pessoas, e sabemos a representação que a CowParade tem para o mundo inteiro. É uma honra para Salvador ter sido escolhida e a iniciativa chega em boa hora, momento em que a cidade vem valorizando o seu patrimônio”, disse o prefeito.
Primeira mulher a participar da abertura oficial do evento, Sista Katia, que já acompanha a CowParade há um tempo, afirmou que, para ela, “é uma felicidade enorme ter sido convidada, ainda mais em Salvador. Eu sou uma artista de rua e acho muito importante que uma ação como essa venha para esta cidade, que tem diversos artistas de rua, possibilitando que eles sejam reconhecidos e possam ter seus trabalhos expostos nessa plataforma massa que é uma vaca”.
Além de intensificar a beleza natural e arquitetônica da capital baiana, a mega exposição também tem um caráter beneficente que, segundo Carlos Lacerda, “o lado social é o maior legado. Através do patrocínio podemos nos aproximar dos clientes e promover o lado social neste que é um evento democrático”. O projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social no país como Fundação Abrinq, Fundação Gol de Letra, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Rio Inclui, Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (Avao), entre outras.
Ao redor do mundo, mais de 10 mil artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças. Para Rosário Magalhães, “é muito significativo e honroso ter esse papel de madrinha num evento tão importante de repercussão mundial, que vai oportunizar artistas famosos e anônimos a mostrarem seu talento. Os trabalhos irão embelezar a cidade e o mais importante é o cunho social, destinando tudo que for arrecadado a instituições beneficentes”.
História de sucesso
A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaumque fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No país, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.
Inscrições e regulamento exclusivamente através do site www.cowparade.com.br