A Greve Geral agendada para a próxima sexta-feira (14) vai contar com a adesão dos funcionários que operam nos trens do Subúrbio de Salvador. Por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro) afirma que seus representados vão “cruzar os braços” neste dia “em defesa da educação, contra cortes de verbas, pela aposentadoria e por mais empregos”.
O movimento, que deve ocorrer em todo o Brasil, ocorre, principalmente, contra a reforma da Previdência. Atualmente, o texto está prestes a ser votado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, mas ainda provoca discussões em torno de tópicos, a exemplo da diminuição do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as mudanças na aposentadoria do trabalhador rural.
Na capital baiana, além dos funcionários dos trens, os operários do metrô e os servidores da prefeitura já confirmaram suas participações. Mais tarde, às 15h, os rodoviários vão se reunir para discutir a adesão ao ato.