Fortalecimento da Defesa Agropecuária, dinamização da cadeia produtiva da fruticultura, elaboração do plano de consolidação dos perímetros públicos estaduais de irrigação, incentivo à adoção de sistemas de produção sustentáveis, fortalecimento das bacias leiteiras, promoção da segurança alimentar, atração de investimentos para valorização das cadeias produtivas da agropecuária e fortalecimento da agroindústria. Estas e outras ações prioritárias voltadas para a agricultura foram debatidas nesta segunda-feira (18) durante reunião dos secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Lucas Teixeira Costa com as equipes técnicas das duas pastas.
“O secretário Lucas demonstrou muita receptividade com o nosso propósito de realizar as atividades de monitoramento e avaliação das políticas públicas da Seagri com o envolvimento do corpo técnico das duas secretarias, e isto já vem efetivamente acontecendo, o que fortalece a transversalidade e a integração dessas ações prioritárias com outras secretarias, sempre à luz do Plano Plurianual e do que foi apresentado pelo Governador Rui Costa por meio do Programa de Governo Participativo. Por exemplo, a participação da Seagri, principalmente em conjunto com as secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, e também com outras secretarias para ir viabilizando os projetos. Não tem como fazer cada secretário tocar algo como se fosse somente da sua pasta. Então, portanto, esse é outro alinhamento que a gente está buscando fazer com vistas a otimizar recursos, alinhar tarefas orçamentárias e garantir a execução das prioridades de governo”, destacou Pinheiro.
O secretário da Seagri avaliou positivamente o encontro. “A atividade de planejamento é de suma importância para que a gente não erre nas decisões. Então, a interlocução entre a Seagri e a Seplan tem que ser muito forte para que os planejamentos sejam assertivos e a gente erre o mínimo possível. As interações entre as secretarias e pasta do Planejamento são de fundamental importância para que a gente acerte no Governo como um todo”, ressaltou.