A ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e ex-presidente da Fundação Luis Eduardo Magalhães, Maria Quitéria, está a um passo para aderir ao PR. O partido, dono de indicações também no governo do Estado, está com a corda toda com indicações de cargos federais baianos no governo de Jair Bolsonaro (PSL).
Conforme o apurado, a ex-prefeita de Cardeal da Silva, que não achou mais espaço no governo Rui Costa (PT), agora é gerente de Assuntos Estratégicos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A companhia baiana, antes controlada pelo senador Otto Alencar (PSD), é da tutela do governo federal e recebe as indicações via Brasília.
Quitéria confirmou a sua ida para a Codeba, mas afirma ainda não ter assumido de fato o cargo, apesar do seu nome já constar na estrutura organizacional no site da empresa. “O nome precisa passar no conselho daqui. Já foi aprovado no conselho em Brasília. Mas ainda não foi empossada”, afirmou.
Já sobre sua filiação ao PR, como ventilado, Quitéria informou não ter aderido a sigla. “Eu posso dizer que fui convidada pelo presidente do partido, deputado Zé Rocha (PR), mas ainda não assinei filiação”.