Segundo a assessoria de comunicação da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, o contrato para início das obras do VLT do Subúrbio deve ser assinado nos próximos dias.
Com um investimento total previsto de R$ 1,5 bilhão, o Consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams – BYD Brasil e Metrogreen, foi o vencedor do leilão. A aprovação da proposta foi realizada no modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
Como será a estrutura
Do tipo monotrilho elevado, o modal metropolitano — que ligará a região do Comércio de Salvador até a Ilha de São João, no município de Simões Filho — será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. O VLT será equipado com ar-condicionado e Wi-Fi.
O transporte terá cerca de 20km de extensão, com 22 estações, e substituirá o atual Trem do Subúrbio. As 10 estações de trens serão desativadas e reaproveitadas para prestação de serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento ao cidadão. A capacidade do VLT será de transportar cerca de 200 mil usuários por dia.