A Festa do Bonfim terá o seu ponto máximo no próximo dia 17 com a lavagem das escadarias da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Para marcar a festa popular numa perspectiva de leitura e de aprendizado, a Biblioteca Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, sugere a leitura do livro A Devoção do Senhor J. do Bom-Fim e sua História. A obra faz parte das publicações dedicadas às festas populares de Salvador.
O livro foi escrito pelo professor José Eduardo Freire de Carvalho Filho, especialista no assunto e presidente do Centro Católico Baiano. A edição de 2012 saiu pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O autor também trabalhou como sócio honorário do Centro Católico de Estudos de Mocidade Acadêmica.
Devoção
Com muita informação, José Eduardo Freire conta como a devoção ao Senhor do Bonfim se transformou na festa mais popular do estado. O autor também narra o dia da lavagem das escadarias da Basílica do Bonfim, desde o momento da saída do cortejo da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.
A Lavagem do Bonfim sempre ocorre três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que todo ano é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, data em que a igreja católica celebra a Festa de Reis. Como a data é móvel, este ano a lavagem acontecerá no dia 17 e o dia do Nosso Senhor do Bonfim será o domingo, 20 de janeiro.