Na última segunda-feira (17), uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GEPA/GCM), foi deslocada pela Central de Operações (CeOp) do órgão, para realizar o resgate de um jacaré no bairro do Trobogy. O animal foi encontrado por populares que acionaram a GCM para realizar a captura.
Identificado como um jacaré anão, o animal que é comum na cidade de Salvador, possui hábitos noturnos e alimenta-se de pequenos vertebrados e invertebrados. Sendo realizado no mesmo período o resgate de sete sariguês, uma coruja buraqueira, um gavião carijó e um mico do tufo branco.
Nesta manhã (19), os agentes realizaram ainda a última soltura de animais silvestres de 2018, na área de preservação ambiental do 19Batalhão de Caçadores, do Exército Brasileiro. A ação foi iniciada às 7 horas da manhã, se estendendo até às 9:30h, onde agentes da GCM, funcionários da UFBA e militares do Exército Brasileiro mais uma vez devolveram à natureza animais silvestres que foram resgatados e capturados no município de Salvador.
De acordo com o supervisor Robson Pires, foram soltas 07 jiboias, uma sucuri, um cágado d’água, duas iguanas e um jacaré anão. “A GCM já acompanhou a soltura de mais de 120 animais silvestres na área de preservação ambiental do Exército. São animais silvestres saudáveis, adultos e que fazem parte da fauna silvestre local. Essa integração entre os órgãos públicos faz com que a preservação de muitas espécies realmente aconteça e ocorra o fechamento do ciclo: captura, envio para órgão responsável e soltura dos animais em local protegido para que este possa cumprir sua missão na natureza”, detalhou Pires.