“Conseguimos praticamente quadruplicar nossa rede de postos estruturados para testagem do HIV de 33, em 2012, para quase 120 postos de saúde espalhados por toda cidade com a oferta do exame atualmente. O fácil acesso ao diagnóstico garante um melhor resultado do tratamento e, consequentemente, aumenta a qualidade de sobrevida do portador”, explicou a coordenadora do Programa de Controle de DST/Aids do município, Helena Lima.
Balanço – Nos últimos sete anos, foram registrados cerca de 4,8 mil novos casos de HIV em Salvador. Desse total, mais de 3,2 mil portadores são do sexo masculino e pouco mais de 1,5 mil são mulheres. Os soropositivos têm acesso ao tratamento integral em três Serviços de Assistência Especializada: Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Dendezeiros). Nessas unidades, os pacientes são acompanhados por equipes multidisciplinares formadas por médicos infectologistas, psicólogos, enfermeiros especializados e assistentes sociais, além de receber de forma gratuita todos os medicamentos necessários para o tratamento.
No próximo 1º de dezembro, será lembrado os 30 anos do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá ações de incentivo ao diagnóstico e prevenção da doença que acomete mais de 718 mil pessoas em todo país.